Hipertensão Arterial Sistêmica

Sobre

A Hipertensão Arterial Sistêmica (HAS), mais popularmente chamada de Pressão Alta, é definida como o aumento anormal da pressão exercida pelo sangue durante sua circulação pelo corpo.

O sangue bombeado pelo coração tem uma força natural que o transporta por todo o organismo. Essa força acaba pressionando as paredes internas das artérias, que oferecem resistência e, portanto, resultam em uma alta pressão arterial.

Esta condição acaba afetando com mais frequência a população acima dos 50 anos, o que não significa que deva passar despercebida pelos jovens. No Brasil, estima-se que cerca de 17 milhões tenham o diagnóstico da doença atualmente.

Infelizmente, este número tende a aumentar em nosso país, já que o quadro vem sendo notado em grupos cada vez mais novos. Isso porque alguns fatores que causam a doença têm se tornado mais comuns.

Fatores de risco:

O ideal é medir a pressão com regularidade, de no máximo 6 meses, mesmo que você não sinta ou que nunca tenha tido pressão alta. Não espere o surgimento de sintomas para iniciar as medidas no combate a pressão alta.

Se, na maioria das vezes que você mede a pressão, o resultado é maior 13,0/8,5 mmHg procure seu Cardiologista de confiança.

Além do grupo citado acima, com mais de 50 anos, algumas outras pessoas têm mais chances de serem diagnosticadas com Pressão Alta, como, por exemplo, homens com mais de 40 anos, mulheres na menopausa, gestantes e, principalmente, as que possuem a doença no histórico familiar. A melhor forma de estar atento à Pressão Alta é ficando com os exames e acompanhamento médico em dia aqui na Clínica Valecor. Somos um centro de Cardiologia em Lajeado que leva modernidade e atendimento com tratamentos personalizados para todos os problemas da área. Entre em contato!