Diabetes

Sobre

Você sabia que, atualmente, no Brasil, cerca de 6,9% da nossa população possui o diagnóstico de Diabetes? Isso significa cerca de 13 milhões de pessoas  convivendo com uma doença que poderia, em muitos casos, ser evitada ou então controlada em níveis baixos. 

Estes dados da Sociedade Brasileira de Diabetes indicam que os principais fatores de risco para o surgimento da condição não estão sendo observados e que muitas pessoas ainda desconhecem noções básicas sobre o assunto. 

Vamos entender mais sobre?

Como se dá a condição?

Para começar, é importante compreender que em nosso organismo, temos o
hormônio Insulina circulando por todas as partes de maneira constante. Ele é
responsável por absorver e “quebrar” as moléculas de Glicose (açúcar) e
transformá-las em energia para as células de todo o corpo.

A formação da Insulina acontece no Pâncreas, e quando essa etapa deixa de acontecer ou acontece de maneira insuficiente, ocorre o surgimento da Diabetes. Com isso, a ausência parcial ou total deste hormônio tem diversas consequências:

Quais os principais tipos de Diabetes?

Afetando cerca de 5 a 10% da população brasileira, esta é uma forma da doença que, na grande maioria dos casos, é identificada ainda na infância ou adolescência e tem a influência da carga genética como grande causadora.

A forma mais comum diagnosticada no Brasil, cerca de 90% dos casos se enquadram neste tipo. As causas para a ocorrência do Tipo 2 podem, de maneira geral, ser evitadas. São elas: sobrepeso, alimentação desequilibrada, triglicerídeos elevados e hipertensão.

Cerca de 2 a 4% das mulheres enfrentam isso durante sua gravidez. O que acontece é que as taxas de açúcar no sangue ficam acima do normal, mas ainda não o suficiente para serem classificadas como o Tipo 2. É preciso ficar atenta e realizar os exames de pré-natal, além de acompanhamento médico, a fim de não prejudicar a saúde da mãe e do bebê.

Entendido como um sinal de alerta do corpo, indicando que os níveis de açúcar no sangue estão perto do limite. Felizmente, é um diagnóstico que ainda pode ser revertido com a ajuda de hábitos mais saudáveis, como a prática de exercício físico e alimentação equilibrada

A melhor forma de estar atento e evitar o surgimento de Diabetes é ficando com os exames e acompanhamento médico em dia aqui na Clínica Valecor. Somos um centro de Cardiologia em Lajeado que leva modernidade e atendimento com tratamentos personalizados para todos os problemas da área. Entre em contato!