Cardio-oncologia

Sobre

Você sabe o que é Cardio-Oncologia?

Esta é uma subespecialidade médica focada em prevenir, diagnosticar e tratar as possíveis complicações cardiovasculares originadas a partir dos muitos tipos de tratamentos contra o Câncer.

Vamos entender como isso funciona?

Os tratamentos oncológicos podem ser bem invasivos para o organismo de uma maneira geral. Diversas áreas do nosso corpo podem sofrer com os efeitos dessas abordagens terapêuticas, principalmente o coração, causando a chamada Cardiotoxicidade.

Isso ocorre a partir de danos ou alterações no músculo cardíaco, que pode, inclusive, ficar enfraquecido após os tratamentos. Nesse sentido, uma das consequências mais graves identificadas é a Insuficiência Cardíaca, que acaba comprometendo a circulação de sangue pelo corpo e prejudicando a qualidade de vida do paciente.

Ainda, outros possíveis resultados negativos relacionados aos tratamentos do Câncer incluem:

Confira abaixo as principais abordagens causadoras da Cardiotoxicidade

Sua técnica pode ser necessária em diferentes áreas do corpo, não necessariamente comprometendo a saúde cardiovascular. Porém, quando aplicada na região do tórax, pode afetar o Pericárdio (membrana que “envolve” o coração), deixando-a mais rígida e  dificultando o bombeamento de sangue. Outra consequência aqui é o aumento no risco de Ateroescleros, que é o acúmulo das placas de gordura nos vasos sanguíneos, muito perigosos à saúde.

Aqui, o uso de medicamentos é a  abordagem escolhida para tratamento do Câncer. Neste caso, eles agem estimulando as defesas do corpo, o que pode, como consequência extrema, causar uma inflamação no coração. Também é possível que os anticorpos monoclonais (despertados com este estímulo) causem outros danos cardíacos.

A via mais comum de abordagem medicinal dentro da Oncologia. Dependendo da estratégia terapêutica escolhida, a toxicidade é direcionada diretamente ao coração, fazendo com que ele fique mais fraco e, como consequência, causando a insuficiência cardíaca.

Ainda, diferentes intervenções a partir da quimioterapia podem despertar problemas variados, como a Trombose (também muito perigosa à saúde cardiovascular), o infarto, isquemia, palpitações e arritmias.

De maneira geral, este é um tratamento que, ainda que seja bem eficaz para o tratamento de diferentes tipos de Câncer, pode trazer consequências difíceis ao corpo do paciente.

A Cardio-Oncologia é uma subespecialidade para médicos que acompanham diferentes etapas do tratamento de seus pacientes, promovendo sempre a segurança, a saúde e o conforto como prioridades. Somos um centro de Cardiologia em Lajeado que leva modernidade e atendimento com tratamentos personalizados para todos os problemas da área. Entre em contato!