Arritmias (alteração do ritmo do coração)

Sobre

O coração de uma pessoa adulta saudável bate, em média, de 50 a 100 vezes por minuto, quando em repouso. Quando os batimentos cardíacos ficam abaixo ou acima deste nível, identificam-se as arritmias cardíacas. Este é um diagnóstico que pode se desdobrar em algumas classificações, dependendo da avaliação dos hábitos e histórico médico e familiar de cada paciente. Vamos compreender como se classificam?

Bradicardia

Esta é a condição chamada ”popularmente” de coração lento. O seu diagnóstico
pode ser, como na maioria das vezes, apenas uma indicação de que algo não está
certo no ritmo cardíaco do paciente. Porém, ainda assim, é preciso ficar atento e
realizar os exames necessários. 

Isso porque, os seus sintomas podem demorar a se manifestar e, assim, passar despercebidos. Alguns deles são:

Taquicardia Sinusal

A forma de taquicardia mais comum, já que é associada à mudanças na atividade da pessoa. A prática de exercícios ou momentos de estresse, susto ou empolgação repentinas podem ser causadores.

Taquicardia Supraventricular

O coração pode acelerar até cerca de 200 bpm (batimentos por minutos), podendo ser muito incômodo ao paciente, já que pode levar a palpitações muito fortes e até desmaios. 

Taquicardia Ventricular

Uma das formas mais perigosas de taquicardia, pois possui associação direta com outras doenças cardíacas, como a dilatação no coração, por exemplo. De maneira geral, os diferentes tipos de Taquicardia podem apresentar sintomas muito parecidos, são eles:

Em caso de qualquer um destes sintomas, é necessária a consulta com especialistas para garantir a saúde e também maiores possibilidades de tratamento.

A melhor forma de estar atento e evitar o surgimento ou agravamento de uma doença cardiovascular relacionada às Arritmias Cardíacas é mantendo os exames de rotina e acompanhamento médico em dia. Somos um centro de Cardiologia em Lajeado que leva modernidade e atendimento com tratamentos personalizados para todos os problemas da área. Entre em contato!